Portal

"Campeões de publicidade"

  

Agenda cultural



Luanda é a menor província de Angola, com 18.826 km² de área. A capital da República de Angola.

Sua população aproximada é de 7,1 milhões de habitantes. Sua capital é Luanda, a maior cidade e capital de Angola. Luanda é também a província de Angola mais industrializada e com o maior crescimento económico, por ter sofrido poucos efeitos durante a guerra civil e, por ter beneficiado do êxodo das populações a partir das suas áreas de origem. Com a estabilidade económica e social dos últimos anos, Luanda tem contado com um muito elevado número de investimentos.

Luanda tem uma baía e uma restinga, a Ilha de Luanda, que se estende por mais de catorze quilómetros de praias, restaurantes e moradias de pescadores. O centro da cidade está a sofrer transformações e arranha-céus muito sofisticados contrastam com os musseques dos arredores da cidade. Acredita-se que mais de 70% da população da capital vivem nas zonas suburbanas. Luanda Sul é a zona de maior desenvolvimento habitacional e, o local onde foi construído o primeiro shopping center de Angola — o Belas Shopping — no município de Belas.

A província é semi-árida de clima tropical quente e seco. A temperatura média anual da província, situa-se entre os 25°C e os 26°C, com o máximo de 27°C, coincidindo com o período das chuvas. Julho e Agosto são os meses mais frescos da província, especialmente no litoral, onde a temperatura desce um pouco abaixo dos 25°C. O clima da região é influenciado pela proximidade do mar — Corrente de Benguela — e, apesar de não ser demasiado quente, é húmido.

Nas zonas não urbanas, a vegetação mais comum é o capim e poucas árvores, com destaque para o imbondeiro (Adansonia digitata). O Parque Nacional da Kissama também faz parte da província de Luanda.


Luanda


Fundação: 26 de Abril de 1980

Capital: Luanda

Governador: Gen. Egino Carneiro

Gentílico: Luandense

Area: 18.826 km²

População: 7.098.267 hab. (2014)

Densidade: 377 hab./km²

Altitude---- m

Prefixo telefonico: 222

Publicidade